Dr. Alejandro Zoboli

2 min para ler

Cistos Sinoviais. O que é, Quais Sintomas e Como Tratar.

Cisto Sinovial no Pé

Os cistos sinoviais são tumorações repletas de liquido sinovial que podem ocorrer em todo o corpo, entretanto, são bem frequentes nos pés.

Eles correspondem a uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial) que se desenvolvem pelo íntimo contato com a bainha de tendões ou articulações.

Como mencionado acima, trata-se de uma condição benigna, que normalmente não apresenta crescimento exagerado ou rápido, é indolor e não necessariamente precisa de um tratamento cirúrgico. Entretanto, em algumas situações, a depender do local e tamanho, estes cistos podem ser dolorosos.

O tamanho e a localização podem mudar com a atividade, e pode até mesmo desaparecer, recorrendo após algum tempo.

Quais as causas dos cistos sinoviais:

As causas mais comuns de cistos sinoviais são as seguintes:

– Idiopáticas (desconhecidas)

– Traumatica

– Traumas de repetição (ex: atividades laborais e/ou esportivas)

– Artrites / tendinites (inflamação)

Calçados inadequados

Cisto Sinovial Pé

Como é feito o diagnóstico dos cistos sinoviais?

O diagnósticos dos cistos sinoviais é iminente clinico, levando em considerações características como local, tempo de aparecimento da lesão, tamanho, presença de dor e aderência a tecidos profundos.

Os exames complementares de imagem são solicitados nos casos em que há uma dúvida diagnóstica ou para ter algum diagnóstico diferencial.

Quando são solicitados exames complementares, os principais exames utilizados no diagnóstico são a ultrassonografia e a ressonância magnética.

Ok. Como tratar os cistos sinoviais?

O tratamento dos cistos sinoviais podem ser cirúrgicos ou conservadores (não cirúrgicos).

Lesões pequenas ou que não causam nenhum tipo de incômodo, não apresentam indicação de tratamento cirúrgico, de modo que a conduta expectante é a mais adequada e, caso esse cisto aumente de tamanho ou comece a doer, pode ser ressecado.

Nos casos em que o cisto é grande ou incomoda devido ao local, pode ser indicado o tratamento cirúrgico para excisão do cisto.

Caso apresente suspeita da presença de um cisto sinovial, procure um Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo para ter as orientações adequadas e poder realizar o tratamento da melhor forma possível.

Dúvidas ou Sugestões