O joanete, também conhecido como hallux valgus, é uma deformidade no 1º dedo do pé que causa dor e incômodo para muitas pessoas. Uma das “soluções” mais populares para aliviar os sintomas é o uso de espaçadores para joanetes. Mas, afinal, esses dispositivos realmente funcionam?
O que é o Espaçador para Joanetes?
O espaçador para joanetes é um dispositivo simples, geralmente feito de gel ou silicone, que se encaixa entre o primeiro dedo e o segundo dedo do pé. Sua função principal é criar um espaço entre os dedos, aliviando a pressão sobre a articulação do joanete e mantendo certo grau de alinhamento.
Espaçador para Joanetes Funciona? A Verdade por trás do Mito
A resposta curta é: depende. O espaçador para joanetes pode trazer alívio temporário da dor e do desconforto causados pelo joanete, especialmente em casos de deformidades leves. No entanto, ele não tem o poder de corrigir a deformidade óssea que causa o joanete.
Normalmente esse tipo de dispositivo é utilizado no pós operatório dos procedimento cirúrgicos para correção do hallux valgus, no qual queremos “proteger” a nossa cirurgia durante as primeiras semanas de pós operatório.
Portanto, os espaçadores para joanetes não devem ser utilizados de rotina pelos pacientes pois, na maioria dos casos, ou não vão auxiliar no tratamento ou podem atrapalhar mais ainda uma vez que o espaçador acaba “alargando” ainda mais a frente do pé e o calçado passa a atritar mais ainda.
Quais são as opções de tratamento para os joanetes?
As principais opções de tratamento para os joanetes são:
- Calçados adequados: O uso de calçados confortáveis e com espaço suficiente para os dedos é fundamental para conforto e prevenir o agravamento do problema.
- Cirurgia: A cirurgia é indicada em casos refratários ao tratamento conservador (não operatório) ou quando as outras opções de tratamento não foram eficazes.
Quando procurar um médico?
Se você apresenta hallux valgus e tem incômodos devido a essa deformidade, é importante procurar um Médico Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelopara uma avaliação completa. O médico poderá indicar o tratamento mais adequado para o seu caso e as chances de sucesso serem maiores.
Conclusão
O espaçador para joanetes pode ser um aliado em determinadas situações, mas de longe não é a solução definitiva ou o tratamento de escolha para o hallux valgus. É importante lembrar que cada caso tem suas especificidades e necessita ser corretamente avaliado.