Há aproximadamente 1 década sendo realizada no Brasil, a cirurgia de joanetes percutânea, também conhecida como minimamente invasiva (minimally invasive surgery — MIS), vem apresentando resultados excelentes através de vias cada vez menores.
Trata-se de uma técnica na qual são realizadas pequenas incisões puntiformes (menos de 1 cm) pela quais são realizadas as osteotomias (cortes ósseos). Desse modo, são corrigidas determinadas deformidades. As osteotomias são realizadas com pequenas brocas (semelhante a brocas de dentistas) que possuem corte e permitem fazer as mais diversas osteotomias. Uma vez realizadas as osteotomias, a deformidade é corrigida e pode-se ou não serem fixadas com parafusos ou fios de aço/titânio.
Quais são as indicações mais comuns para a cirurgia Minimamente Invasiva?
As indicações mais comuns são:
- Correção de dedos em garra / martelo
- Correção de hálux valgo (joanete)
- Metatarsalgia
- Bunionete
Além dessas patologias, a técnica pode ser utilizada para realização de osteotomias no retropé / mediopé e artrodeses.
Como é o Pós Operatório dos procedimentos Minimamente Invasivos?
Por apresentar menores incisões, a cirurgia percutânea tende a apresentar um pós operatório menos doloroso.
De maneira geral, os pacientes realizam os procedimentos em regime de Hospital Dia ou ficam 1 dia internados. Iniciam movimentos nos pés / dedos desde o pós operatório imediato e carga (pisar) com uma sandália imobilizadora desde o pós operatório imediato.
Quais as vantagens em relação a cirurgia de joanetes “tradicional” aberta?
Quando bem indicada, a cirurgia minimamente invasiva apresenta algumas vantagens em relação a cirurgia aberta. São elas:
- Menores incisões
- Menor nível de dor pós operatório
- mobilidade precoce.
Entretanto, é importante conversar com seu médico de confiança para saber qual o melhor tipo de tratamento para o seu problema e tirar todas as dúvidas antes de um tratamento cirúrgico.
Quando fazer a cirurgia de joanetes?
A cirurgia para correção dos joanetes pode ser realizada em qualquer momento caso não haja contraindicações.
Normalmente os pacientes eletivos ao procedimento são aqueles que apresentam: deformidade no 1º dedo (joanetes) com algum grau de dor ou outro desconforto e dificuldade ao calçar sapatos.
Caso apresenta sintomas de joanetes ou hallux valgo e deseje operar de maneira minimamente invasiva, , procure seu Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo para melhores informações à respeito do melhor tratamento.
Fonte: