Braquimetatarsia ou metatarso hipoplásico corresponde ao encurtamento de um ou mais ossos metatarsais. Ocorre mais frequentemente em mulheres, em uma proporção de 10:1 casos. As principais causas da braquimetatarsia descritas na literatura são: congênitas, adquiridas e/ou iatrogênicas. A presença desta deformidade pode levar a problemas estéticos, bem como calosidades plantares dolorosas, dedos em garra ou em martelo e dificuldades para calçar determinados tipos de sapatos. O tratamento pode ser conservador (não operatório) com uso de calçados e palmilhas/órteses ou cirúrgico.
O que é a Braquimetatarsia?
Braquimetatarsia corresponde ao encurtamento de um ou mais ossos metatarsais. Essa alteração ocorre bem mais frequentemente em mulheres do que em homens, em uma proporção que chega a ser de 10:1.
Ocorre de maneira bilateral (nos dois pés) em aproximadamente 50% dos casos sendo o 4º metatarso o mais afetado.
Diversas causas são descritas na literatura médica para a gênese da braquimetatarsia, entre elas: congênitas, iatrogênicas e associadas a diversas síndromes (ex: síndrome de Apert, síndrome de Down, síndrome de Albright, poliomielite, entre outros).
Esta condição começa a ficar mais evidente desde a infância até começo da adolescência, momento no qual algumas cartilagens de crescimento já estão fechadas e a diferença de comprimento dos metatarsos e dedos fica mais evidente.
Quais são os sinais e sintomas da Braquimetatarsia?
Os principais sinais e sintomas da braquimetatarsia são:
- Encurtamento do dedo acometido.
- Deformidades em garra ou martelo do dedo acometido.
- Calosidades plantares ou dorsais no dedo.
A deformidade decorrente da braquimetatarsia com o encurtamento e deformidade em garra do dedo pode levar a dor e vermelhidão local, calosidades dolorosas e dificuldades para calçar sapatos.
Além dos fatores citados acima, o incômodo estético causado por essa deformidade tende a ser bastante relevante por uma parte dos pacientes e deve ser levado em consideração para o tratamento.
Como é feito o diagnóstico da Braquimetatarsia?
O diagnóstico da braquimetatarsia é feito através de uma boa anamnese, exame fisico e exames complementares.
Para o diagnóstico é importante definir:
- Presença de deformidade em um ou mais metatarsos.
- Presença de dores locais, calosidades ou outras lesões.
- Tipos de calçado que o paciente está habituado a usar.
- Tipos de atividades (laboral e física) que o paciente exerce ou pratica.
- Presença de alguma síndrome associada (necessidade de tratamento multidisciplinar).
Entre os exames complementares disponíveis, normalmente as radiografias simples com carga são suficientes para o diagnóstico. Nelas, é importante identificar o encurtamento do(s) metatarso(s); o grau de encurtamento e outras lesões associadas.
Como tratar a Braquimetatarsia?
O tratamento da braquimetatarsia pode ser conservador (não operatório) ou cirúrgico.
Tratamento conservador da Braquimetatarsia:
O tratamento conservador (não operatório) da braquimetatarsia consiste na adequação de calçados (calçados de frente mais ampla) e uso de palmilhas e/ou órteses corretivas. É importante pontuar que o tratamento conservador não tem a capacidade de corrigir a deformidade do(s) dedo(s), apenas de melhorar alguns sintomas.
Tratamento cirúrgico da Braquimetatarsia:
Na falha do tratamento conservador ou caso o paciente opte por realizar a cirurgia inicialmente, o tratamento cirúrgico consiste no alongamento do metatarso acometido.
O alongamento cirúrgico do metatarso pode ser feito em uma etapa (alongamento agudo) ou ao longo de um determinado período de tempo.
Normalmente, nos casos em que o alongamento é de até 15 mm, o alongamento pode ser realizado de maneira aguda, através de uma osteotomia no metatarso, colocação de enxerto ósseo e fixação com uma placa e parafusos, por exemplo. Nos casos em que o alongamento é maior do que 15 mm, normalmente o alongamento é realizado de maneira gradual com uso de fixador externo. Isso ocorre pois nos casos em que é necessário um maior alongamento, se este for feito de maneira aguda e abrupta, estruturas vasculares e nervosas podem apresentar danos, gerando imensos prejuízos ao paciente.
Caso apresente suspeita ou confirmação de braquimetatarsia é importante procurar um Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo para ter as orientações adequadas e poder realizar o tratamento da melhor forma possível.
Fonte: