Dr. Alejandro Zoboli

2 min para ler

Tratamento Conservador do Joanete. É possível Tratar Sem Cirurgia?

O que é o Joanete (hálux valgo)?

Corresponde ao desvio lateral (para fora) do primeiro dedo, que leva à formação de uma proeminência medial (joanete) que muitas vezes é doloroso devido, principalmente ao atrito com os calçados.

Mais da metade das mulheres nos Estados Unidos têm joanetes, uma deformidade comum, frequentemente causada pelo uso de sapatos apertados, estreitos, e saltos altos. Nove em cada dez joanetes acontecem em mulheres e na sua maioria associados ao uso de calçados inadequados.

Porque o joanete é doloroso?

Tratamento Conservador Joanetes

Pacientes com hálux valgo, muitas vezes apresentam uma proeminência medial (joanete) no primeiro dedo. Essa proeminência medial, em atrito com o calçado leva a vermelhidão, edema e dor local.

A cada passo que o paciente dá, o joanete atrita com o calçado e causa dor, de modo que quanto maior for o joanete, normalmente, maior é a dor.

A medida que o desvio do primeiro dedo aumenta e que a agressão ao antepé permanece, o paciente começa a apresentar alterações nos outros dedos que vão desde calosidades dolorosas até garras rígidas dos dedos.

Existe tratamento não cirúrgico para o Joanete?

Boa parte dos joanetes podem ser tratados de maneira conservadora, ou seja, não operatória. Entretanto, é importante dizer que a correção da deformidade é realizada apenas de maneira cirúrgica.

Ortese para Joanete

Existem diversos dispositivos, principalmente venda na internet, como espaçadores ou corretores de joanete que prometem melhorar a deformidade, entretanto, não há comprovação cientifica de que esses dispositivos melhoram a deformidade e que mantém algum grau de melhora a médio e longo prazo.

O uso de palmilhas, muito utilizadas para outras patologias do pé e tornozelo, também não demonstrou nenhum benefício para o tratamento dos joanetes.

A prevenção é sempre melhor opção. Para minimizar as chances de desenvolver um joanete, evite o uso calçados apertados, de frente estreita. Escolha sapatos que se encaixem com o formato e tamanho de seus pés. Prefira calçados com a frente larga, que se acomodem bem com a frente do pé, com solados firmes e macios e com pouco ou nenhum salto. Evite sapatos que apresentam a frente estreita, com solados muito flexíveis, e aqueles com saltos superiores a 5 centímetros.

A realização de alguns exercícios fisioterápicos também tem demonstrado uma leve melhora na correção do hálux valgo, entretanto, essa melhora tende a ser bem sutil.

O uso de gelo local e medicações antiinflamatórias e analgésicas também podem contribuir com a melhora do desconforto local.

Caso apresente hálux valgo ou joanete e queira mais orientações sobre como proceder , procure um Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo para melhores orientações e tratamento.

Dúvidas ou Sugestões