A artrite reumatóide é uma doença autoimune crônica que acomete diversas articulações pelo corpo. Normalmente o início dos sintomas ocorrem em pequenas articulações como as dos pés e das mão, podendo acometer articulações maiores. Entretanto, em torno de 90% dos pacientes com artrite reumatóide apresentam sintomas nos pés e tornozelos.
Por se tratar de uma doença autoimune, a artrite reumatóide acomete e ataca alguns tecidos do nosso corpo, entre eles as sinóvias. A sinóvia ou tecido sinovial é um tecido que envolve as articulações e tem o papel de nutrir, lubrificar e proteger as articulações. Quando estas são acometidas pela artrite reumatóide, ocorre inflamação e destruição do tecido sinovial e de tecidos adjacentes o que leva ao quadro clínico típico da artrite reumatóide: dores articulares, edemas (inchaço) articulares e deformidades (ex: dedo em garra, dedos em martelo).
A artrite reumatóide acomete aproximadamente 1% da população, tendo uma predominância pelo sexo feminino (proporção de 3:1) e acomete a faixa etária dos 40-60 anos (início dos sintomas).
Qual é a causa da Artrite Reumatóide?
A exata causa da artrite reumatóide ainda é desconhecida. Sabe-se que essa doença apresenta um componente genético importante, associado principalmente a hereditariedade. Entretanto, acredita-se que existam alguns fatores externos ambientais que desencadeiem o início da doença em essa população geneticamente “suceptível”.
Qual são os sintomas do Pé Reumatóide?
Os principais sintomas a artrite reumatóide são: dor articular, edema (inchaço) nas articulações, deformidades e rigidez articular. Ao contrário do que ocorre na osteoartrose (artrose), na qual os sintomas são em uma articulação, na artrite reumatóide os sintomas são poliarticulares.
Artrite Reumatóide no Tornozelo:
Quando a artrite reumatóide acomete a articulação do tornozelo, o paciente cursa com dor, edema, rigidez articular e eventualmente deformidades no tornozelo. A rigidez do tornozelo pode levar a dificuldades para caminhar, principalmente em situações que exijam muito movimento do tornozelo como subidas ou descidas e escadas.
Artrite Reumatóide no Retropé:
No retropé, o acometimento da artrite reumatóide pode levar, além dos sintomas acima descritos, dificuldades para caminhar em terrenos irregulares e deformidades (desalinhamento) do retropé.
Artrite Reumatóide no Médiopé:
A região do médiopé é o ápice do arco do pé. Desse modo, o acometimento do mediopé pela artrite reumatóide pode levar além dos sintomas descritos acima (dor, edema, rigidez articular) a desabamento do arco do pé, culminando com um pé plano (pé chato). É importante ressaltar que devido a destruição articular do médiopé causado pela artrite reumatóide, muitas vezes esse pé plano é doloroso.
Artrite Reumatóide no Antepé:
As lesões mais típicas do pé reumatóide são no antepé. No antepé de pacientes com artrite reumatóide vemos principalmente deformidades dos dedos como hallux valgo (joanete) e dedos em garra / martelo.
Como fazer o diagnóstico do Pé Reumatóide?
Para fazer o diagnóstico do pé reumatóide, inicialmente é necessário se fazer o diagnóstico de Artrite Reumatóide.
O diagnóstico de artrite reumatóide se dá através da história clinica e do exame físico, no qual se podem observar:
– Presença de rigidez matinal
– Artrite em mais de 3 articulações
– Artrite das mãos
– Artrite simétrica
– Nódulos reumatóides
E de alguns marcadores (exames) laboratoriais como:
– Velocidade de Hemossedimentação (VHS)
– Proteína C Reativa (PCR)
– Fator Reumatóide (FR)
– Alterações radiográficas típicas.
Uma vez feito o diagnóstico de artrite reumatóide, uma vez que o paciente apresente alterações decorrentes da artrite reumatóide nos pés, consideramos que o mesmos possuem pé reumatóide.
Como tratar o Pé Reumatóide?
O tratamento do pé reumatóide para obviamente pelo tratamento e bom controle da artrite reumatóide.
Uma vez bem controlada a artrite reumatóide, partimos para o tratamento dos pés. O tratamento do pé reumatóide pode ser conservador ou cirúrgico, a depender dos sintomas.
O tratamento conservador se baseia no uso de calçados firmes e órteses / palmilhas para acomodar deformidades e diminuir áreas de sobrecarga e assim amenizar os sintomas.
Na falha do tratamento conservador, ou quando este não se aplica, o tratamento cirúrgico pode ser instituído.
Caso apresente alguma deformidade nos pés decorrente da Artrite Reumatóide, procure seu Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo e um Reumatologista para uma melhor investigação.
Fonte: