Dr. Alejandro Zoboli

2 min para ler

Saiba os Principais Cuidados com o Pé Diabético!

O que é o Pé Diabético?

Pé Diabético

O Pé Diabético é uma complicação da diabetes mellitus que pode levar a danos nos nervos (neuropatia diabética) e vasos sanguíneos (vasculopatia) nos pés.

Como consequência da lesão neurológica e da lesão vascular, o paciente com Pé Diabético apresenta facilidade na formação de feridas (uma vez que não tem sensibilidade adequada nos pés) e dificuldade na cicatrização dessas feridas o que pode levar a infecções superficiais ou profundas e, em casos graves, levar a amputações.

É importante que os pacientes com diabetes tomem medidas de prevenção e cuidados adequados para evitar as complicações do Pé Diabético.

Principais Cuidados com o Pé Diabético:

– Mantenha seus níveis de glicemia (açúcar no sangue) sob controle, conforme recomendado pelo seu médico. Para isso, siga rigorosamente a prescrição de medicamentos, dieta e orientações de atividades físicas.

– Cuide da sua pele: mantenha sua pele limpa e seca, especialmente entre os dedos. Se houver dúvidas quanto a humidade entre os dedos, seque com um secador de cabelos. Lave seus pés todos os dias com água morna e sabão neutro e passe um hidratante próprio para peles frágeis e de preferência com pouco perfume.

Dicas Pé Diabético 1

– Verifique seus pés diariamente: verifique seus pés todos os dias à procura de cortes, bolhas, vermelhidão ou infecção. Se você tiver problemas para ver ou alcançar seus pés, peça ajuda a alguém ou use pequenos espelhos para auxiliar.

– Utilize sempre meias brancas: Meias brancas (de preferência de algodão e sem costuras) deixam evidente com facilidade qualquer sangramento nos pés. Dessa forma, é mais uma maneira de identificar lesões iniciais.

– Use sapatos confortáveis: Use sapatos confortáveis que sejam largos o suficiente para permitir que os dedos sejam livres de pressão. Verifique seus sapatos antes de usá-los para garantir que não tenham objetos cortantes ou pontiagudos no seu interior. Os calçados devem sem macios e sem saliências. Existem no mercado calçados próprios para diabéticos.

Dicas Pé Diabético 2

– Cuidado com o calor: Não use água quente ou saunas para aquecer os pés. Isso pode causar lesões na pele ou aumentar o risco de infecções.

– Cuidado com cortes: Se você cortar ou ferir seu pé, lave o corte com água e sabão e cubra com um curativo. Se o corte for profundo ou não estiver melhorando, consulte um médico imediatamente.

Lembre-se de que, com cuidado adequado e prevenção, é possível evitar complicações graves do Pé Diabético. Se você tiver alguma dúvida ou preocupação, consulte um Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo.

Fonte: Medline Plus

Dúvidas ou Sugestões