Muitas pessoas têm dor e/ou apresentam um volume na região medial (interna) da parte do pé. Essa situação pode ser devido a presença de um navicular acessório.
O navicular acessório é um ossículo acessório presente junto ao osso navicular e que receber a inserção do tendão tibial posterior.
Na maioria dos pacientes essa alteração não traz sintomas, no entanto, em algumas pessoas a presença desse osso pode levar a dor, volume local e predispor a doenças como o pé plano (pé chato).
Epidemiologia
O navicular acessório está presente em aproximadamente 10% da população, sendo mais comum em pacientes do sexo feminino, sendo bilateral em até 70% dos casos.
Apresentação clínica
Na maioria das vezes, é assintomática e é encontrada incidentalmente em radiografias, embora possa causar dor e volume local. A dor normalmente é agravada por atividades físicas ou por traumas locais.
Classificação do Navicular Acessório
Existem 3 tipos de navicular acessório:
- Tipo 1: pequeno ossículo, normalmente “dentro” do tendão Normalmente são assintomáticos.
- Tipo 2: osso de maior tamanho, ligado ao navicular por uma cartilagem. São os mais comuns e mais frequentemente sintomáticos.
- Tipo 3: osso fundido ao navicular, formando um volume medial que muitas vezes, por atrito, leva a dor.
Em quais exames vemos essa alteração?
O navicular acessório normalmente é visualizado em radiografias simples. Quando temos alguma dúvida quanto a origem da dor e se o local apresenta-se com alguma inflamação, podemos lançar mão da ressonância magnética.
Tratamento
Normalmente, em casos de dor aguda, o tratamento deve ser com um período de 2 a 3 semanas de imobilização, associados ao uso de gelo local e analgésicos e anti-inflamatórios. Para casos refratários, o tratamento cirúrgico pode ser considerado.
Fonte: