Como é a formação médica até se tornar um Cirurgião de Pé e Tornozelo?
Assim que o médico termina sua formação de 6 anos de medicina ele tem a opção de atuar como médico generalista ou cursar uma residência médica visando especializar-se em uma determinada área. Dentre diversas áreas de atuação, a Ortopedia e Traumatologia é a residência que trata do sistema músculo esquelético e suas afecções e é pré-requisito básico para tornar-se um Cirurgião de Pé e Tornozelo.
A residência médica de Ortopedia e Traumatologia tem duração de 3 anos e compreende o estudo de diversas subespecialidades da ortopedia como coluna, ombro, mão e microcirurgia, quadril, joelho e pé e tornozelo, entre outras.
Após os 3 anos de residência médica de Ortopedia e Traumatologia, o médico, já considerado ortopedista nesse momento, pode optar por fazer uma subespecialidade como Cirurgia do Pé e Tornozelo.
O programa de residência de pé e tornozelo tem duração de 2 anos e após esse período o ortopedista está apto a ter o título de Especialista em Cirurgia do Pé e Tornozelo.
Quais são as doenças tratadas por um Especialista em Pé e Tornozelo?
As patologias que envolvem o pé e tornozelo são diversas e bem distintas entre si. Muitas delas, como os joanetes, fraturas ou entorses, são extremamente comuns e prevalentes na população; já outras doenças como doenças neuromusculares são relativamente raras.
Basicamente, as doenças mais comuns e prevalentes tratadas pelo Especialista de Pé e Tornozelo são:
- Hallux Valgus (Joanetes)
- Bunionetes
- Dedos em Garra
- Hallux Rígidus
- Neuroma de Morton
- Pé Plano (Pé Chato)
- Pé Cavo
- Fraturas do Tornozelo
- Fraturas do Pé
- Ruptura do Tendão de Aquiles
- Rupturas Tendineas (em geral)
- Pé Diabético
- Pé Torto Congênito
- Artrose do Tornozelo / Pé
Quais são os tipos de tratamentos realizados por um Especialista em Pé e Tornozelo?
Boa parte das doenças de Pé e Tornozelo são de tratamento conservador, ou seja, não operatório. Para isso, muitas vezes o especialista lança mão de diversos recursos como:
- Fisioterapia
- Adequação de Calçados
- Adequação de Prática Esportiva
- Medicações
- Infiltrações Locais
Quando há falha do tratamento conservador ou há indicação clara de tratamento cirúrgico, o Especialista em Pé e Tornozelo pode realizar o tratamento cirúrgico que atualmente são realizadas pela seguintes técnicas:
- Cirurgia Aberta
- Artroscópica
- Cirurgia Minimamente Invasiva ou Percutânea
É importante ressaltar que cada patologia e cada caso tem uma indicação precisa de cirurgia e de técnica cirúrgica, não havendo um padrão para todos os pacientes / doenças.
Desse modo, é extremamente importante que, caso o paciente apresente alguma patologia de Pé e Tornozelo, este consulte um Especialista em Pé e Tornozelo de confiança para ser adequadamente avaliado e tirar todas as dúvidas antes de um tratamento.