O bunionette, também chamado de joanete do alfaiate, é uma deformidade do antepé. Nessa deformidade a cabeça do 5º metatarso fica proeminente lateral, plantar ou dorsolateralmente, criando uma zona susceptível a atrito local. Como fruto desse atrito, há formação de calosidades, por vezes dolorosas, e outras patologias inflamatórias. Muitas vezes, vemos esta deformidade acompanhada do joanete ou hállux valgo.
O que é o Bunionette?
Como resumido acima, o bunionette ou joanete do alfaiate, corresponde a uma deformidade na qual a cabeça do 5º metatarso fica proeminente. Essa proeminência passa a ser um ponto de maior pressão e atrito local, principalmente com calçados mais constritos, gerando diversas alterações. Essas alterações vão desde calosidades simples até ulcerações.
Didaticamente, o bunionette é classificado em 4 tipos:
– I: Proeminência da cabeça do 5º metatarso
– II: Desvio da cabeça / colo do 5º metatarso
– III: Desvio da articulação metatarsofalangeana do 5º dedo
-IV: Corresponde a uma mistura de 2 ou mais tipos acima.
Quais são os sintomas do Bunionette ou Joanete do Alfaiate?
Os principais sintomas do bunionette são:
– Deformidade
– Calosidades plantares ou laterais
– Vermelhidão local
– Dor local
– Ulcerações (incomum)
Quais são as causas do Bunionette?
O bunionette tem origem multifatorial, isso que dizer que diversos fatores contribuem para a formação da deformidade.
Didaticamente, podemos dividir as causas em causas intrínsecas e extrínsecas.
As causas intrínsecas são aquelas presentes no indivíduo, por exemplo:
– Proeminência na cabeça do 5º metatarso
– Desvio da cabeça ou articulação do 5º metatarso
– Pés planos
– Doenças do colágeno
As causas extrínsecas são aquelas mais facilmente modificáveis, que não são do indivíduo, ou seja, causas externas. A principal causa externa é o uso de calçados com a frente constrita.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do bunionette é feito principalmente através de uma boa anamnese e exame fisico e pode ser complementado com auxilio de radiografias simples do pé com carga.
Qual é o tratamento para o Bunionette?
O tratamento do bunionette pode ser realizado de modo não cirúrgico (conservador) ou cirúrgico.
Aproximadamente 90% dos pacientes com joanete do alfaiate apresentam melhora de seus sintomas com o tratamento conservador.
Tratamento Conservador:
O tratamento conservador para o bunionette consiste no uso de calçados com a frente mais ampla (redonda ou quadrada) de modo que a frente do pé caiba adequadamente no calçado, com a deformidade e sem nenhum ponto de atrito com o calçado.
Adjuvante aos calçados, o uso de cremes para calosidades ou sua ressecção mecânica e “pads” para proteção podem ajudar no tratamento.
Na falha do tratamento conservador, é indicado o tratamento cirúrgico.
Tratamento Cirúrgico:
O tratamento cirúrgico para o bunionette consiste em realizar osteotomias (cortes ósseos) no 5º metatarso de modo a diminuir o volume local e assim corrigir a deformidade. Normalmente essas osteotomias são realizadas através de pequenas incisões (2 cm) na qual o 5º metatarso é cortado ou desbastado. Após o procedimento cirúrgico o paciente é encorajado a caminhar com auxilio de uma sandália imobilizadora por um período médio de 6 semanas e após esse período está apto a utilizar calçados habituais.
Caso apresenta sintomas de bunionette, procure seu Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo para melhores informações à respeito do melhor tratamento.