Pé Plano (Pé Chato)
O que é o Pé plano ou Pé Chato?
O pé plano, popularmente chamado de pé chato corresponde a perda do arco longitudinal medial do pé. Desse modo, quando o paciente fica em pé, o pé assume um aspecto chato, plano. Existem diversas causas e graus de pé plano valgo, cada uma com suas características específicas.
Quais as Causas do Pé Plano?
Existem diversas causas para o surgimento do pé plano valgo, as mais comuns são:
– Idiopática.
– Coalizão tarsal ou barra óssea.
– Navicular acessório.
– Disfunção ou tendinopatia do tendão tibial posterior.
Idiopática:
O pé chato de causa idiopática, corresponde ao pé plano sem causa definida. Normalmente ocorre desde a infância, trata-se de um pé plano flexível (a posição do calcâneo e arco do pé corrige ao ficar em ponta de pés) e normalmente não é doloroso.
Quando uma criança com pé plano flexível infantil está em pé, o arco desaparece, ao passo que ao sentar-se ou quando a criança está na ponta do pé, o arco reaparece. O pé plano flexível é uma patologia comum em crianças. Muitas vezes os pais e outros membros da família se preocupam desnecessariamente acreditando que o arco anormalmente baixo ou ausente em um pé de uma criança levará a deformidades permanentes ou deficiências.
Como dito anteriormente, pé plano flexível geralmente é indolor e não interfere com a deambulação ou esportes.
Coalizão tarsal ou Barra Óssea:
A coalizão tarsal ou barra óssea corresponde a um defeito de fusão de 2 ou mais ossos do pé. Esse defeito de fusão ocorre durante o período embrionário e culminam com a fusão (parcial ou total) de 2 ou mais articulações, levando a formação do pé plano.
As barras ósseas mais comuns são:
– Talonavicular.
– Talocalcaneana.
– Calcaneocuboídea.
Os pés planos decorrentes da coalizão tarsal, normalmente são pés mais rígidos e eventualmente podem apresentar dor (principalmente no local da barra óssea).
Navicular Acessório:
O navicular acessório é um ossículo acessório presente junto ao osso navicular e que receber a inserção do tendão tibial posterior.
Na maioria dos pacientes essa alteração não traz sintomas, no entanto, em algumas pessoas a presença desse osso pode levar a dor, volume local e predispor a doenças como o pé plano.
Existem três tipos de navicular acessório: tipo 1, tipo 2 e tipo 3.
Os pés planos decorrentes da presença de navicular acessório normalmente são pés flexíveis e eventualmente podem apresentar dor no local do navicular acessório (região medial do pé).
Disfunção ou tendinopatia do tendão tibial posterior:
A disfunção do tendão tibial posterior é um dos problemas mais comuns do pé e tornozelo. Ela ocorre quando o tendão tibial posterior torna-se insuficiente devido a processos inflamatórios e degenerativos que levam a lesão deste tendão, deste modo, o tendão pode não ser capaz de proporcionar a estabilidade e o suporte para o arco do pé, resultando um quadro de dor, diminuição na amplitude de movimentos do pé e tornozelo e em um pé plano.
Como fazer o diagnóstico do Pé Plano?
O diagnóstico do pé plano se baseia no exame físico e pode ser auxiliado por exames de imagem subsidiários. Ao exame físico o médico irá observar a perda do arco longitudinal medial do pé, perda de alinhamento do retropé e antepé ( varo do retropé a abdução do antepé), formação do arco longitudinal medial quando o paciente apresenta-se sem carga e movimentação articular adequada.
Em relação aos exames de imagem, normalmente apenas são necessárias radiografias simples com carga, nas quais observam-se perdas de alguns parametros radiográficos. É importante salientar que as radiografias sejam feitas com carga pois, caso contrário, podem ser normais.
Além de radiografias simples, a ressonância magnética auxilia no diagnóstico do pé plano dando informações como a da condição das cartilagens articulares, do tendão tibial posterior e da presença de navicular acessório ou de barras ósseas.
É importante ter o diagnóstico correto das causas de pé plano em questão pois a depender da etiologia do pé plano muitas vezes são necessários tratamentos mais agressivos e que apresentam um prognóstico não tão favorável.
Qual o tratamento para o Pé Plano?
Tratamento conservador
O tratamento para pé plano só é necessário se o paciente apresenta algum tipo de desconforto. O tratamento consiste em mudanças no padrão de calçados, para o uso de calçados com o solado firme, uso de palmilhas (eventualmente) e um programa de reabilitação fisioterápico.
Tratamento Cirúrgico
Ocasionalmente, o tratamento cirúrgico é necessário em pacientes com dor persistente e com deformidades maiores e progressivas. O tratamento cirúrgico difere entre as diversas causas de pé chato, passando desde pequenos procedimentos corretivos até cirurgias miores como artrodeses (fusão dos ossos do pé).
Caso apresente sinais ou sintomas de pé plano ou tenha alguma dúvida à respeito, procure um Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo para avaliação.
Fonte: