Hallux Rígidus
O que é Hallux Rigidus?
Hallux rigidus (ou Hallux Limitus) corresponde a um processo de artrose da 1ª articulação metatarsofalangeana do pé. Trata-se do processo degenerativo mais comum no 1º dedo do pé e a segunda patologia mais frequente do 1º dedo do pé, atrás apenas do hallux valgo. Acomete mais frequentemente mulheres, em todas as faixas etárias, se desenvolvendo principalmente entre os 30 e 60 anos de idade.
Quais os sinais e sintomas do Hallux Rigidus?
A maioria dos pacientes referem dor no 1º dedo do pé, principalmente durante atividades físicas e durante o desprendimento do hállux durante a marcha. Além da dor, os pacientes costumam apresentar edema local, rigidez da articulação da 1º metatarsofalangeana do pé e podem ter uma proeminência óssea dorsal, fruto do processo degenerativo.
Quais as causas do Hallux Rigidus?
A verdadeira causa do hálux rígido é desconhecida, entretanto, diversos fatores têm sido identificados como fatores ligados ao desenvolvimento de hállux valgo, entre eles temos o primeiro metatarso anormalmente alongado, eventos micro traumáticos de repetição na primeira metatarsofalangeana do hállux e antecedentes familiares.
Como é feito o diagnóstico do Hallux Rígidus?
Na maioria dos casos o diagnóstico de hállux rígidus pode ser feito clinicamente. Durante o exame físico o médico evidencia a presença de proeminências ósseas na articulação metatarsofalangeana do hállux, principalmente dorsais, associadas a dor e edema local. Além disso tal articulação apresenta uma amplitude de movimento diminuída e dolorosa, principalmente à flexão. Exames de imagem como radiografias simples e ressonância nuclear magnética podem auxiliar no diagnóstico e na indicação de tratamento.
Qual o tipo de tratamento para o Hallux Rigidus?
Tratamento conservador:
O tratamento conservador é a primeira linha de tratamento para o hállux rígidus. Podem ser utilizadas drogas analgésicas e antiinflamatórias para controle da dor, realização de compressas de gelo local e eventualmente infiltrações articulares com ácido hialurônico. Uma medida extremamente importante no tratamento conservador do hállux rígidus é a mudança no padrão de calçados para calçados com solados firmes, pouco flexíveis, com pouco salto, evitando assim a sobrecarga na articulação doente.
Tratamento cirúrgico :
Na falha do tratamento conservador, o tratamento cirúrgico está indicado. Existem diversas modalidades de tratamento cirúrgico, sendo as mais comuns a queilectomia, a artrodese e a artroplastia de interposição.
Queilectomia:
Nos casos mais leves, realizar uma ressecção da porção dorsal da cabeça e dos osteófitos do metatarso (queilectomia) é o suficiente para melhora dos sintomas. Essa remoção óssea permite uma melhora na amplitude de movimento da articulação metatarsofalangeana, levando também a melhora da dor, principalmente durante o desprendimento do hállux, durante a marcha. A vantagem desse procedimento frente aos outros é que a queilectomia preserva a articulação e mantém a estabilidade da articulação.
Artrodese:
Nos estágios mais avançados do hállux rígidus, no qual a articulação metatarsofalangeana apresenta-se com maiores danos, a artrodese dessa articulação pode ser uma opção. Nesse procedimento, a cartilagem da articulação metatarsofalangeana é removida e ambos os ossos (primeiro metatarso e falange proximal) são fixados com parafusos e/ou placas de modos que se forme uma fusão (artrodese) entre esse dois ossos. A vantagem desse procedimento é que há uma correção permanente com eliminação da dor e deformidade, entretanto, a desvantagem é a perda de movimento que este procedimento acarreta.
Artroplastia de interposição:
Nos casos moderados, nos quais o paciente não aceita um procedimento que acarrete perda de movimento como a artrodese, a artroplastia de interposição pode ser uma opção. Este procedimento consiste em ressecar uma porção doente da articulação metatarsofalangeana e interpor nessa articulação partes moles como tendão ou cápsula articular.
Perguntas Frequentes:
Qual o significado de “rígido”no hálux rígidus?
O hálux rígidus é caracterizado por uma artrose (desgaste) da 1ª metatarsofalangeana do pé. Essa artrose leva a formação de osso ao redor da articulação em questão e acaba por diminuir o movimento da mesma, ficando progressivamente rígido.
Fratura do hálux pode levar a formação de hálux rígidus?
Sim, o hallux rígidus tem origem multifatorial; entre eles, trauma locais como fraturas.
A lesão condral do hálux tem cura?
A príncipio as lesões condrais do hallux não tem cura. Isso quer dizer que a cartilagem que foi lesada não se regenera novamente. Entretanto, existem diversas medidas e procedimentos que podem melhorar as condições da articulação e da cartilagem e eliminar ou melhorar razoavelmente os sintomas do hálux rígidus.
Existe prótese para a 1ª metatarsofalangenana (dedão do pé)?
Sim, existem diversas próteses para a 1ª metatarsofalangeana do pé (dedão do pé). Entretanto, os resultados dessa prótese não são encorajadores, preferindo outros procedimentos cirúrgicos.
Fonte: